Notícias

Pedagogia apoia Dia da Família da Escola Sathya Sai no Ribeirão Verde


Uma instituição totalmente gratuita que atende a comunidade carente do bairro Ribeirão Verde, na Zona Leste de Ribeirão Preto (SP), a partir de um programa pedagógico de Educação Infantil e Ensino Fundamental desenvolvido pelo educador e guru indiano Sathya Sai Baba. Essa é a Escola Sathya Sai, fundada em 2002, na avenida Julieta Engracia Garcia. No último sábado (12/05), o colégio promoveu o Dia da Família, com apoio do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda. Havia mais de 400 participantes, incluindo cerca de 40 alunos do 5º período da Graduação e os professores Daniela Leal e Franco Aurélio Rodini Garcia.

            A manhã foi repleta de atividades para entreter as crianças e seus familiares em diferentes estações de brincadeiras. Teve pique-bandeira, caça ao tesouro, boliche cego, cereja no bolo, queimada, torta na cara, jogos de adivinhação, entre outros. “A ideia foi resgatar a infância dos pais e promover uma maior integração entre as gerações da comunidade. Para os alunos de Pedagogia, esta foi uma oportunidade de vivenciar a rotina de uma escola e fazer parte de um trabalho solidário”, afirmou Daniela Leal.

            Esta foi a primeira de muitas ações que o Moura Lacerda fará em parceria com a Escola Sathya Sai. A instituição tem a proposta de integrar a formação de valores humanos aos conteúdos curriculares no ambiente escolar. “Acredito que entrar em contato com diferentes propostas pedagógicas como a desta escola será muito proveitoso para os estudantes do curso e auxiliará na sua formação profissional”, ressaltou Franco Garcia. A aluna de Pedagogia Isabela Máximo gostou da iniciativa. “A Sathya Sai tem uma cultura diferente e, vivenciar isso, faz com que a gente aprenda ainda mais. Também estou achando o evento muito interessante, vendo como os pais e os familiares participam das brincadeiras e se interessam pelas atividades das crianças”, contou.

 

Dia da Família

 

            Segundo explicou a diretora da Escola Sathya Sai, Marta Lúcia Pereira Vieira, o Dia da Família foi criado para valorizar as diversas configurações familiares e fortalecer as relações entre os seus membros. “Em vez de comemorar, separadamente, o Dia das Mães ou o Dia dos Pais, eventos como o de hoje contemplam o verdadeiro significado da palavra ‘família’, que pode ter diferentes ‘formatos’ dentro de uma mesma comunidade. É uma forma de integrar todos em benefício da educação e do desenvolvimento dos valores humanos”, disse.