Notícias

"Educação e Intercâmbios Universitários" é tema de mesa-redonda no Hola


“Educação e Intercâmbios Universitários” será o tema de uma mesa-redonda, amanhã (28/06), às 15 horas, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping. Debaterão o assunto Anderson Romanello, coordenador de Graduações e dos cursos de Relações Internacionais e Economia do Centro Universitário Moura Lacerda; Luciana Andrade Rodrigues, secretária municipal da Educação; Maria Pérez Pereira, representante da Universidade Francisco de Vitória, da Espanha; Lourdes Ballesteros Martin, diretora geral do Colégio Cervantes, da cidade de São Paulo; e Juan Carlos Vidal, diretor do Instituto Cervantes, também da capital paulista. A atividade faz parte da programação do “¡Hola Espanha! 2018”, evento organizado pelo Vice-Consulado Honorário do país europeu para a cidade e a região, com duração de dois dias, e que festeja a cultura espanhola por meio de debates, workshops de dança e música, oficinas de gastronomia, exibição de filmes e exposições.
 
De acordo com Romanello, a mesa-redonda se caracteriza, principalmente, por uma oportunidade de enriquecimento à formação acadêmica do estudante, sobretudo, para aqueles que desejam se preparar e identificar as possibilidades de intercâmbio com a Espanha. O Centro Universitário é apoiador oficial e terá um estande no Centro de Eventos para apresentar a instituição aos participantes. O Moura Lacerda e o Vice-Consulado Honorário firmaram uma parceria permanente para possibilitar a alunos e professores acesso a serviços oferecidos pela entidade diplomática e troca de experiências. Romanello salientou que o Curso de Relações Internacionais é uma referência e vem se destacando por criar oportunidades que respondam às demandas e aos desafios profissionais da atualidade. “Esta parceria nos coloca em uma conexão direta com o conhecimento, o idioma, enfim, a cultura espanhola, e ainda nos permitirá criar oportunidades acadêmicas futuras”, explica.
 
“¡Hola Espanha! 2018”
 
O “¡Hola Espanha!” está em sua segunda edição na cidade. A abertura oficial acontecerá, também amanhã, às 19h30, com o lançamento do Projeto Educativo Espanha/Ribeirão Preto. Estarão presentes o cônsul geral da Espanha no Brasil, Angel Vázquez Díaz de Tuésta, o vice-cônsul honorário, Jacobo De Cal y Alonso, e os diretores Financeiro e Superintendente do Moura Lacerda, respectivamente, Márcio Penna e Paulo Alencar Lapini. Um dos destaques da programação é a exposição de cartazes sobre os 25 pontos mais visitados no país europeu e uma mostra de arte, “Sombras de Gaudí”, com 10 peças de esculturas em pedra sabão assinadas por Lucas Ribeiro.
 
Jacobo De Cal y Alonso destaca, ainda, que temas como comércio do futuro, turismo e transformações digitais serão debatidos durante o evento com representantes de grandes empresas espanholas. Estão confirmados Vinícius Marques, gerente Geral do Núcleo Empresas do Banco Santander; Sandorva Cosmos da Silva, diretor Territorial da Mapfre; Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Supera Parque; e Jefferson Santos, superintendente Comercial da Segurpro.
 
 
SERVIÇO
“¡Hola Espanha! 2018”
Local: Centro de Eventos do RibeirãoShopping
Data: 28 e 29 de junho de 2018
 
Programação
28 de junho – Quinta-feira
13 horas: Abertura das Exposições: cartazes dos 25 pontos mais visitados da Espanha e de esculturas “Sombras de Gaudí”.
13h30: Cine Espanhol: Ciclos sobre Berlanga & Benicio del Toro.
15 horas: Mesa-Redonda: “Educação e Intercâmbios Universitários”, com o Centro Universitário Moura Lacerda.
17 horas: Mesa-Redonda: “Transformação Digital. Impacto nas empresas”.
19h30: Abertura oficial do “¡Hola Espanha 2018!” – Coquetel, dança, música e tapas (gastronomia espanhola).
 
28 de junho – Sexta-feira
13 horas: Abertura das Exposições: cartazes dos 25 pontos mais visitados da Espanha e de esculturas “Sombras de Gaudí”.
13h30: Cine Espanhol: Ciclos sobre Berlanga & Benicio del Toro.
15 horas: Mesa-Redonda: “Comércio do futuro. Novas práticas”.
17 horas: Mesa-Redonda: “Espanha como modelo de Turismo”.
18h30: Palestra “Interações culturais, sociais e econômicas – Brasil x Espanha” – Sérgio Roxo da Fonseca, pela Academia Ribeirão-Pretana de Letras.
19h30: Dança, música e gastronomia espanhola.
20h30: Encerramento.